Blog da Associação Trilhos d'Esplendor.

Download of PDFs (2 Volumes - Eds. 2014):

"Polunin - Flowers of South-West Europe - revisited" (Vol. I - Introdução - 371 pp.) (-> Polunin - Flowers of South-West Europe - revisited" -> View & Download (Vol. II - Portugal - 1559 pp.) -> View & Download

(contains Web links to Flora-On for observed plant species, Web links to high resolution Google satellite-maps (JPG) of plant-hunting regions from the Iberian peninsula; illustrated text in Portuguese language)



Pesquisar neste blogue

Flora da Serra da Boa Viagem - Folha de Cálculo - > 500 Taxa - > 5000 Fotografias, Scans e Chaves

Polunin - Flowers of South-West Europe - revisited - última compilação

Polunin - Flowers of South-West Europe - revisited (Volume I - Portugal) Download PDFs (>300MB)

sábado, 6 de dezembro de 2008

Viburnum tinus

Viburnum tinus

É uma espécie do gênero botânico Viburnum, da família das Adoxaceae, nativo das regiões do mediterrâneo e macaronésia,  conhecida popularmente como "folhado", "folhado-comum" e "milfolhado", encontrado em matas, matagais e ripícola.


É um arbusto ( raramente uma pequena árvore ) que pode alcançar até 2 a 7 m de altura, com uma copa densa e arredondada. Folhas perenes que podem persistir de 2 a 3 anos, distribuidos em pares opostos, com 4 a 10 cm de largura e e 2 a 4 cm de comprimento com bordas inteiras. As flores são brancas produzindo uma densa cimeira com 5 a 10 cm de diâmetro no inverno. O fruto é uma drupa de coloração azul escuro a preto com 5 a 7 mm de comprimento.


Por ser um arbusto sempreverde que floresce no inverno é cultivado extensivamente na Europa ocidental e norte da America do Norte como planta ornamental.



Viburnum tinus faz parte da flora característica do carrascal da encosta da Serra da Boaviagem, mas aparece também nas dunas arborizadas. Encontra-se acampanhado por Arbutus unedo, Erica scoparia, Pistacia lentiscus, Myrtus communis, Quercus coccifera, Quercus broteroi e Smilax aspera.


Algumas localidades de presença da espécie Viburnum tinus na Serra da Boaviagem



Identificação da espécie no "Coutinho"



Identificação da espécie na Flora Iberica


Algumas fotografias tiradas na Praia de Quiaios:


Viburnum tinus






Os frutos (drupas) de Viburnum tinus...


Viburnum tinus acompanhado por Phillyrea angustifolia, Pistacia lentiscus e Arbutus unedo....



Bela panorâmica do carrascal da encosta da Serra da Boaviagem para o mar...



Sem comentários:

Submitir informação sobre uma espécie de plantas

Seguidores