A Associação "Trilhos d'Esplendor" com sede na Praia de Quiaios, Figueira da Foz, pretende fazer em caminhadas guiadas uma descrição fotográfica da Flora da Serra da Boa Viagem e das Dunas de Mira, Gândara e Gafanhas. Também mostramos o uso fito-terapêutico desta Flora cujo valor na medicina tradicional é bem conhecido na população local. São todos convidados para descobrir a beleza florística desta terra. Visitem uma das regiões mais importantes de biodiversidade de Portugal!

Download of PDFs (2 Volumes - Eds. 2014):

"Polunin - Flowers of South-West Europe - revisited" (Vol. I - Introdução - 371 pp.) (->Download)

"Polunin - Flowers of South-West Europe - revisited" (Vol. II - Portugal - 1559 pp.) (-> Download)

(contains Web links to Flora-On for observed plant species, Web links to high resolution Google satellite-maps (JPG) of plant-hunting regions from the Iberian peninsula; illustrated text in Portuguese language)


Pesquisar neste blogue

Flora da Serra da Boa Viagem - Folha de Cálculo - > 500 Taxa - > 5000 Fotografias, Scans e Chaves

Polunin - Flowers of South-West Europe - revisited - última compilação

Polunin - Flowers of South-West Europe - revisited (Volume I - Portugal) Download PDFs (>300MB)

sábado, 27 de dezembro de 2008

Smilax aspera

Smilax aspera


Smilax aspera da família de Liliaceae é uma trepadeira que se encontra nas encostas da Serra da Boaviagem predominantemente no carrascal. Quem já andou passear nas matas mediterrânicas sabe que Smilax aspera é a trepadeira que tanto dificulta penetrar as matas do carrascal e do maquis. É uma espécie entre ca de 300-350 espécies do género Smilax que se encontram nos trópicos e subtrópicos ao nível mundial.

Smilax aspera
encontra-se no matagal mediterrânico mas também nas dunas fixas mediterrânicas, nas sabinas-das-praias (Juniperus turbinata - habitat 2250). Nestas comunidades nanofanerofíticas são comuns Rubia peregrina, Antirrhinum cirrhigerum, Asparagus aphyllus, Rhamnus alaternus, Pistacia lentiscus, Smilax aspera, Daphne gnidum, Phillyrea angustifolia, Cistus salvifolius, etc.

Na Espanha a salsaparrilha (Smilax aspera) dá nome a uma bebida refrescante muito parecida com a Coca Cola, o extrato de suas raízes é indicada como diurético, auxiliar no tratamento do reumatismo, gota, dermatose e psoríase.


Alguns locais de presença da espécie na Serra da Boaviagem...




Identificação no"Coutinho" e na Flora Iberica...





Sem comentários:

Submitir informação sobre uma espécie de plantas

Seguidores