(Sinónimo: Verbascum crassifolium)
O Verbasco-de-flores-grossas, Verbascum litigiosum , é um endemismo lusitano e tem a sua distribuição do Algarve à serra da Boa Viagem, no centro-oeste arenoso e cintrano, centro-sul miocénio e sudoeste setentrional e meridional. Hemicriptófito sub-arrosetado, até 2 m de altura, com floração e frutificação na Primavera e no início do Verão, ocorrendo em solos arenosos de dunas, mais ou menos consolidadas. Verbascum litigiosum é também considerado subespécie de Verbascum thapsus , Verbascum thapsus ssp. litigiosum, mas e diagnosticada na Flora Ibérica como espécie diferente de V. thapsus. Também no "Coutinho", V. ligitiosum vem como espécie diferente de V. thapsus, mas com o nome sinónimo de Verbascum crassifolium.
Aplicações fitoterapêuticas
Para Verbascum thapsus descrevem-se aplicações fitoterapêuticas para doenças asmáticas e bronquites, mas também para feridas cutâneas.
Ameaças
Alteração e perturbação do habitat por expansão urbana e turística, actividades agrícolas e extracção de inertes. Erosão e o pisoteio em áreas dunares localizadas no topo das arribas.
Algumas localidades de presença da espécie Verbascum litigiosum na Serra da Boaviagem
Identificação da espécie no "Coutinho"
Identificação da espécie na Flora Iberica
Algumas fotografias de Verbascum litigiosum:
Hábito de Verbascum litigiosum
Flor de V. litiguosum
Cápsula com sementes de V. litigiosum
Parte da folha de V. litigiosum
Sem comentários:
Enviar um comentário