O carrasco (Quercus coccifera) é um arbusto de folha persistente e verde o ano inteiro. Atinge, no máximo, 2 metros de altura, ainda que, muitas vezes, possam se transformar em uma pequena árvore de 4 ou 5 metros. Pode se ramificar abundantemente desde a base, de forma que as ramas, de súber liso, se entrelaçam freqüentemente, tornando-o impenetrável.
As flores masculinas são muito pequenas, pouco aparentes, com um envoltório acopado dividida em 4, 5 ou 6 gomos e um número variável de androceus (4 a 10); agrupam-se em espigas curtas, de cor amarelada, delgadas, que se penduram em grupos. As femininas nascem na mesma planta, solitárias ou agrupadas com duas ou três. O fruto é uma bolota, de só uma semente, separável em duas metades (cotiledôenas) longitudinalmente.
O carrasco é uma planta típica do matagal mediterrânico. Na orla litoral o carrasco atinge quase o seu limite norte de distribuição na Serra da Boaviagem. Dentro dos habitats indicados no Plano Sectorial 2000 para as Dunas da Gandara, Mira e Gafanhas, são os habitats 5230 e 5330 onde se encontra predominantemente o carrasco (Quercus coccifera).
...extraído da Flora Iberica:
1 Quercis coccifera; 2 Quercus ilex; 3 Quercus suber; 4 Quercus cerris
1 comentário:
Eu estou interessado em introduzir o carrasco no Brasil. Você sabe como eu consequiria trazer as sementes para cá.
Abraço
Enviar um comentário