“Flowers of South-West Europe - a field guide” - de Oleg Polunin e B.E. Smythies
“Revisitas” de regiões esquecidas no tempo - “Plant Hunting Regions” - a partir de uma obra de grande valor para o especialista e amador de botânica como da Natureza em geral.
Por
Horst Engels, Cecilia Sousa, Luísa Diniz, Nicole Engels, José Saraiva; Victor Rito
da
Associação “Trilhos d’Esplendor”
III - Levantamento de Dados
3. Levantamento de Dados 3 .1 Fotografia e Fenologia das plantas 3.2 Estudos fitossociológicos 3. 3 Mapas e cartografia 3.4 Narrativas 3.5 Indicadores ambientais (EEA-2012) 3.6 Inqueritos 3.7 Antropologia Médica 3.8 Pesquisas ornitológicas |
3. Recolha e Levantamentos de dados
O projecto da “revisita” das “ Plant Hunting Regions ” da obra “ Flowers of South-West Europe - a field guide ” de Polunin & Smythies (1973) cobre a área da Península Ibérica e de algumas partes do Sul da França. No mapa de terreno encontram-se contornadas em vermelho as regiões de pequisa do “ Polunin & Smythies ”:
“ Plant Hunting Regions ” do ( Polunin & Smythies, 1973 )
Naturalmente, estas áreas são apenas uma amostragem bastante equilibrada que “ Polunin & Smythies” fizeram na altura quando escreveram o guia botânico. No entanto, existem outras áreas botãnicas valiosas nesta área e queremos incluir na nossa “revisita” mais algumas áreas com valor botânico de Portugal ainda não incluidas no “ Polunin & Smythies ”, uma vez que a nossa partida para a observação será Portugal:
Algumas regiões recentemente protegidas em Portugal - ainda não incluidas no “Polunin & Smythies”
Desta forma vamos seguir os seguintes passos de investigação no projecto:
a. Estabelecimento de contactos com Instituições locais para uma possível colaboração no projecto;
b. Visita de áreas de estudo (“Plant-Hunting Regions”) nos tempos de floração das plantas (cada expedição vai cobrir 1-2 áreas);
c. Fotografia de plantas nas áreas (sobretudo aquelas indicadas no Polunin & Smythies) e registos fenológicos [1] (estado de floração das espécies);
d. Estudos fitossociológicos semi-quantitativos (Método de Braun-Blanquet) - em colaborações com instituições locais;
e. Pesquisas e entrevistas de pessoas com contactos com a Natureza (pastores, agricultores; guardas florestais e de parques etc.) sobre a evolução do estado de conservação das áreas e dos seus ecossistemas
f. Pesquisas bibliográficos e por inquéritos sobre:
i. Geografia, Geomorfologia e Geologia
ii. Uso de plantas medicinais na área de estudo
iii. Técnicas tradicionais de agricultura
iv. Doenças e curas tradicionais
v. Caça e pecuária
vi. Espécies de Aves e de Mamíferos com estatuto de protecção (por exemplo: urso pardo, urogallo, lobo etc.)
vii. Turismo e Lazer (Zonas protegidas etc.)
viii. Estado de Conservação actual da Natureza;
ix. Programas pedagógicos para facilitar contactos com a Natureza e incentivos para entrar no projecto por contribuições próprias de entidades locais:
1. Associações Ambientais
2. Parques e Reservas
3. Programas escolares
ix. Programas e aproveitamento da antropologia médica na região
Veja à seguir: 3.1 Fotografia
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