A Associação "Trilhos d'Esplendor" com sede na Praia de Quiaios, Figueira da Foz, pretende fazer em caminhadas guiadas uma descrição fotográfica da Flora da Serra da Boa Viagem e das Dunas de Mira, Gândara e Gafanhas. Também mostramos o uso fito-terapêutico desta Flora cujo valor na medicina tradicional é bem conhecido na população local. São todos convidados para descobrir a beleza florística desta terra. Visitem uma das regiões mais importantes de biodiversidade de Portugal!

Download of PDFs (2 Volumes - Eds. 2014):

"Polunin - Flowers of South-West Europe - revisited" (Vol. I - Introdução - 371 pp.) (->Download)

"Polunin - Flowers of South-West Europe - revisited" (Vol. II - Portugal - 1559 pp.) (-> Download)

(contains Web links to Flora-On for observed plant species, Web links to high resolution Google satellite-maps (JPG) of plant-hunting regions from the Iberian peninsula; illustrated text in Portuguese language)


Pesquisar neste blogue

Flora da Serra da Boa Viagem - Folha de Cálculo - > 500 Taxa - > 5000 Fotografias, Scans e Chaves

Polunin - Flowers of South-West Europe - revisited - última compilação

Polunin - Flowers of South-West Europe - revisited (Volume I - Portugal) Download PDFs (>300MB)

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Agrimonia eupatoria

Agrimonia eupatoria

Agrimonia L. é um género botânico pertencente à família Rosaceae, que inclui pouco mais que uma dezena de espécies. Seu representante mais comum é a Agrimonia eupatoria.

A Agrimonia eupatoria é a espécie mais comum de agrimônia. É uma rosácea que habita as regiões temperadas do hemisfério norte; têm folhas compostas penadas, flores amarelas, e frutos ásperos. Normalmente atinge entre 30 cm e 1,20 cm. A agrimônia contem um óleo particular volátil, que pode ser obtido através de destilação, e compostos ásperos e amargos, que dão essa propriedade à planta. Possui também 5% de tanino. Seu nome vem do grego argemonia, que significa "planta que cura os olhos", passando pelo latim agrimonia.

A presença de tanino faz da agrimônia útil para gargarejos e como astringente para úlceras e feridas. É, ainda, famosa por curar icterícia e outros males do fígado. Segundo a medicina tradicional, em especial na cultura anglo-saxônica, a agrimônia possui a propriedade de ajudar no sono e evitar pesadelos. O velho manuscrito médico inglês revela isso:

   "If it be leyd under mann's heed, 
He shal sleepyn as he were deed;
He shal never drede ne wakyn
Till fro under his heed it be takyn."

(tradução do inglês arcaico: "Se ela está colocada sob a cabeça do homem/Ele deverá dormir como se estivesse morto/Ele nunca deverá se amedrontar nem acordar/Até que de debaixo de sua cabeça ela seja tirada.")



Nomes comuns: Agrimónia; Chá-dos-bosques; Erva-agrimónia; Erva-eupática; Erva-eupatória; Erva-hepática; Eupatória; Eupatório-dos-gregos; Erva-de-São-Guilherme; Lagrimosa; Namoriscos


Locais de registo na Praia de Quiaios:


Identificação:



Extraido de "Coutinho (1939/2ed ) - Flora de Portugal"

Extraido de: O Género Agrimonia na "Flora Iberica"







Distribuição em Portugal (Mapa extraido de: Agrimonia eupatouria em: Flora Digital de Portugal ):


Alguns fotos da Praia de Quiaios:










Sem comentários:

Submitir informação sobre uma espécie de plantas

Seguidores