Blog da Associação Trilhos d'Esplendor.

Download of PDFs (2 Volumes - Eds. 2014):

"Polunin - Flowers of South-West Europe - revisited" (Vol. I - Introdução - 371 pp.) (-> Polunin - Flowers of South-West Europe - revisited" -> View & Download (Vol. II - Portugal - 1559 pp.) -> View & Download

(contains Web links to Flora-On for observed plant species, Web links to high resolution Google satellite-maps (JPG) of plant-hunting regions from the Iberian peninsula; illustrated text in Portuguese language)



Pesquisar neste blogue

Flora da Serra da Boa Viagem - Folha de Cálculo - > 500 Taxa - > 5000 Fotografias, Scans e Chaves

Polunin - Flowers of South-West Europe - revisited - última compilação

Polunin - Flowers of South-West Europe - revisited (Volume I - Portugal) Download PDFs (>300MB)

domingo, 25 de janeiro de 2009

Acacia melanoxylon

Acacia melanoxylon

Descrição morfológica (Origem: Wikipédia)


A acacia melanoxylon , também chamada no Brasil de acácia negra ou acácia preta, é uma espécia de acácia nativa da Austrália oriental, cujo destaque é sua alta estatura, chegando a medir 45 metros de altura. O nome acácia é dado a várias espécies de árvores gênero Acacia pertencentes a família Leguminosae e a subfamília Mimosoideae.

Em Portugal é chamada Acácia da Austrália e tem carácter invasor, propaga-se por sementes. A época de floração é no ínicio da Primavera (Março, Maio), de cor creme. O fruto é uma vagem em forma de S. Não tem exigências quanto ao tipo de solo, mas prefere solos ácidos. Sofre em situações de seca. Utilizada isolada ou em grupo. Tem um crescimento rápido, mas atinge proporções bem menores, sendo considerada uma árvore de médio porte - altura: 10m a 15m diâmetro: 7m

Árvore de folha persistente, robusta, de porte erecto e simétrico, de copa densa. Os ramos são geralmente horizontais ou um pouco pendentes. As folhas são eliptícas, lanceoladas ou oblanceoladas, de 6 a 14 cm de comprimento, um pouco coriáceas. De cor verde escura, com 3 a 5 nervuras longitudinais e ápice agudo ou obtuso. Nos exemplares jovens é característico o polimorfismo folear. As inflorescências surgem em ramos axilares mais curtos que os filódios, são capítulos globosos de um amarelo pálido ou creme com 5 a 10 mm de diâmetro.





Locais de registo na Praia de Quiaios e na Serra da Boaviagem:

Acacia melanoxylon.kmz




Identificação:



Origem: "Coutinho (1939/2ed) - Flora de Portugal"



Origem: O Género 
"Acacia" na "Flora Iberica"


Distribuição em Portugal



Utilização fitoterapéutica:



Alguma fotografias da Praia de Quiaios:







Links e Bibliografia:

Sem comentários:

Submitir informação sobre uma espécie de plantas

Seguidores